Kia Ora!Finalmente chegou o dia de rumar ao Sul. A mochila estava pronta, o material de campo também e a máquina fotográfica mal podia esperar por voltar à actividade depois de umas longas férias...sim, não era apenas a máquina, eu (e tu) também já estava ansiosa por uma (outra) viagem ao desconhecido.
O carro chegou atrasado...mas, para minha grande surpresa, não só não era velho como também não era uma caixinha de fósforos!

Já a manhã ía longa quando, finalmente, a viagem começou. A primeira paragem seria
Timaru, a mais (mas não muito mais) de 100km de
Christchurch seguindo a
SH1, a "grande estrada" que liga o Norte ao Sul da ilha do Sul. Foi mais (mas não muito mais) de 1h30min a conduzir...percebi agora onde andam todos os carros que não tenho visto!
Timaru...bem, não é bonita nem feia - está plantada numa colina à beira mar e sabe aproveitar isso com uns quantos restaurantes e motéis de frente para o mar e, claro está, com o típico parque de diversões logo atrás da praia.


Já a segunda paragem foi num local lindíssimo -
Omaru. É uma cidade pequenina mas de arquitectura Inglesa, Vitoriana, e os edifícios foram construídos em
Whitestone, muito abundante por aqui há uns anos...


Mas
Omaru tem outros encantos - a costa e o mar que, aqui, é verde
mesmo verde!...

...e...

Infelizmente, eles só vêm à praia ao anoitecer alimentar os filhotes e, por isso, não os vi mas...quem sabe não volto cá, a caminho do meu Norte?!
Encantada com
Omaru, continuei pela
SH1 por mais umas dezenas de kilómetros até uma praia muito especial...

...
Moeraki com os seus
Boulders (
Te Kaihinaki, em
Maori)!
Os Boulders são os bolinhos de areia que a Natureza fez na praia quando era pequenina, há muitos milhões de anos, muito antes de eu e tu fazermos o mesmo...embora alguns pareçam ainda estar a sair das suas mãos...

E tal como os nossos bolinhos, os dela também não são todos iguais. Há grandes e pequenos com riscas...
...uns recheados...

...e outros do meu tamanho!

E depois de uma sessão de "bolinhos na praia" nada melhor do que uma subida a uma montanha...para exercitar os olhos a verem maravilha atrás de maravilha! Do topo de
Mt. Cargill, a Península de
Otago ao fundo e a pequena
Port Chalmers...

A Península de
Otago é um dos lugares da ilha do Sul em que existem colónias de focas, leões marinhos, pinguins azuis, pinguins amarelos e o Albatroz Real - uma ave gigantesca, de asas escuras que, infelizmente, não consegui fotografar. Infelizmente também já não cheguei a tempo de visitar os pequenos pinguins mas, por outro lado, nunca tinha visto tantas outras aves marinhas juntas...todos os pontos brancos ou negros que vês na foto abaixo são uma ave, na maioria gaivotas!

Mas nem só de "bicharada" se faz a beleza de
Otago...


E com estas imagens deixei a Península, e instalei-me em
Dunedin (lê-se Daníden) onde vou recuperar dos 500km de estrada e preparar-me para os próximos ao longo das
Catlins pela
Southern Scenic Route...
Voltamos a falar em Invercargill, o destino (quase) final.
Beijinhos,
J
1 comentário:
"I can't say how happy I am"... assim a passear... "hoje o céu está mais azul" logo ali... ao acordar ;). Bom dia!!!! (adorei a placa dos pinguins!! acho que quero uma)... coisas de Bicho... Beijinhos, beijinhos, beijocas, beijiocas (fui eu que inventei!), e mais mil beijinhos pra ti!!!!
Enviar um comentário