terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Que da Oriental praia de St. Kilda...

...Por estradas nunca de antes percorridas
Passou um carrinho branco ainda além de Dunedin
Em 170km de gravilha e curvas apertadas
Mais do que prometia a costa das Catlins... O Sol entrou pela minha janela muito antes das 7h00 para me desejar um bom dia de viagem. Comecei por dar um passeio pelo centro de Dunedin, antes de toda a cidade acordar...
...para me dar conta que nesta ilha existe uma grande obsessão por um certo jogo de tabuleiro...
...e para prometer a mim mesma que não mais reclamarei da localização das placas de sinalização em Portugal!
Conseguiste ver as plaquinhas verdes que indicam as duas cidades mais próximas?! Agora imagina se fosses na estrada...de quem terá sido esta maravilhosa ideia?! Ainda bem que dei este passeio pelos passeios...
Seguindo as boas indicações da Southern Scenic Route, e na falta delas o meu Lonely Planet acoplado ao meu GPS interno, eis que descobri a primeira praia - St. Kilda
mesmo juntinho a Dunedin,
e "dunas meias" com St. Clair.
As nuvens negras prometiam chuva mas o ventinho de Nordeste teimava em levá-las para longe...e conseguiu! Quando cheguei a Brighton o Sol, ainda que timidamente, já aquecia a areia branquinha...
Sempre com o Pacífico como companheiro,
e com vontade de fotografar cada metro por onde passava,
por ser simplesmente lindo ou por ter alguma beleza mais "profissional",
ou por ser um vale encantador,segui, estrada fora.
E, se a paisagem desta ilha ainda me surpreende a cada kilómetro, o sentido de arrumação deste povo consegue deixar-me de queixo caído...se não souberes o que fazer a um velho par de sapatos, conheço uma vedação em que os podes deixar!
Sei também de uma esplanada com uma das melhores vistas sobre a praia,
onde apenas ouves o som do mar em Kaka Point,
enquanto recuperas energia para chegar a Nuggets Point
e caminhar até ao Farol.
Os mais de 20km de estrada de gravilha vão cansar-te, vais sentir calor a caminhar ao sol até ao ponto mais longíquo mas, quando lá chegares e vires as rochas que deram o nome a este cabo......o recorte da costa a sul...
...e os leões marinhos a dançar na água (pontinho preto no azul entre as rochas)...
...a rebolar nas algas (massas cinzento-escuras no dourado das algas)...
...e a brincar com as crias (pontos mais escuros perto do lago verde da direita)...
...vais dizer "valeu a pena!".
Mas até ao destino final faltavam ainda mais de 100km e havia ainda muito que ver. Por exemplo, Cannibal Bay, uma praia que deve o seu nome à descoberta de uns ossos humanos enterrados na areia mas...
...não terá o Indígena desta rocha dado uma mãozinha à desiganção?! Ele parece-me bem mais assustador que um esqueleto!

E se as praias de dunas e areia branca são estonteates, as cascatas desta zona também são dignas de visita.

E se há rios e mares...há estuários e extensas planícies de terra alagada.
E, se para trás ficou o intenso azul de Tahakopa Bay,
o imenso areal da praia de Tautuku dá a este lugar um não-sei-quê de paraíso...
... a que se juntam as cascatas de McLean, umas dezenas de kilómetros mais à frente.
Passando por lagos
e lagoas costeiras
lá cheguei, finalmente, ao Sul do Sul!E se os 20 minutos a andar não íam fazer-me desistir, o mesmo já não podia dizer acerca dos guardas...
...mas estabeleci contacto...
...e lá me deixaram seguir, sem interferências! O cheiro não era dos melhores e havia alguns "pontos" a evitar pelo caminho mas, passados menos do que os anunciados 20 minutos, ali estava eu, onde esta terra acaba e o mar começa!
Ainda tentei enviar-te um sms mas a operadora móvel não colaborou...
...tive que vir para Invercargill, tão depressa quanto a estrada permitiu, para te contar tudo! Mas ainda tive tempo para uma última foto!
Missão cumprida!
Amanhã tenho uma outra missão, mais "profissional"...
Beijinhos
J

1 comentário:

I disse...

Tão lindo.... fiquei estarrecida... imagens emocionantes... eu acho que isso é mesmo o Paraíso... mas melhor... com pequenos toques de desordem, desafios para ninguém cair na ordem da rotina perfeita e chata. Obrigada :)! Adorei conhecer um paraíso entre parágrafos ;). Milhões de beijinhos!!! Até amanhã :)