terça-feira, 27 de novembro de 2007

Xmas@9YaleStreet.nz

Olá,

Hoje o sol voltou a brilhar aqui na minha ilha mas o calor...esse parece que se foi embora, pelo menos por uns dias...parece que veio só para passar o Natal em Yale. Sim, é verdade, na segunda-feira dia 26 foi Natal lá em casa! Toda a gente se vai "mais ou menos embora" até ao próximo Domingo e, portanto, teve que ser festejado já.

Foi uma festa engraçada, com pouca gente e muita comida, típica de Portugal e da New Zealand, presentes e fogo-de-artifício.

Ora visto que eu era a única representante de Portugal, tive que me esmerar nos meus cozinhados...e tinha apenas 3 horas até ao jantar. Correu tudo bem e, talvez nem acredites, mas consegui fazer Peixinhos da Horta (havia uma convidada vegetariana), Pudim de Ovos e...
...sonhos de abóbora - Natal que é natal tem que ter fritos de abóbora!
E até ficaram bem redondinhos...quase iguais aos do nosso Portugal! Mas o sabor não era o mesmo...a abóbora aqui não é "menina", não é macia nem sumarenta e por isso ficaram menos saborosas que aquilo que conheço mas os Kiwis gostaram muito! E parece que também são bons com molho de caramelo e avelã, com gelado e com natas - e nós que nunca nos lembramos de misturam outros "acompanhamentos" além do açúcar e canela! Agora já sabemos.

Eu gostei mais dos doces Kiwi...principalmente dos marshmellows envolvidos em fudge!
Sim, tenho a receita e posso tentar fazer um dia destes. Mas o doce mais tradicional, embora o nome seja mais Russo que Neo-Zelandês, é a Pavlova. Já a apanhei meia-comida mas...
...sim, também tenho a receita...e sim, também posso tentar fazer um dia destes para provares mas este é mais complicado - tem que arrefecer lentamente dentro do forno e precisa de quase 2 horas para ficar pronto a consumir. Da decoração tratas tu, com o teu fruto preferido ou com quantos frutos quiseres colocar; depois acompanha-se com natas ou com gelado...aqui por estes lado, acompanha-se tudo com natas, gelado ou iogurte gelado!
Depois de jantarmos a galinha assada no forno, acompanhada com.....................vegetais no forno, couscous e salada (achaste que era gelado, iogurte ou natas?!), chegou a hora de abrir os presentes!
Fizemos um jogo - o secret santa - cada um retirou um número da cartola e, a pessoa com o 1 foi a primeira a escolher um presente...o problema é que quem tem o número 2 pode escolher um presente da árvore ou "roubar" o do número 1 e assim sucessivamente!
A Michelle estava muito feliz com a sua coruja mealheiro, as formas de fazer gelados e o chapéu de Elfo...
...mas eu não resisto a chapéus temáticos (como quase toda a gente sabe tenho um barrete de rena que já usei na rua e coloco sempre o meu barrete de Pai Natal nos dia 24!) e, portanto, não resisti a usar a vantagem de ser o 8!
Mas no final todos estavam felizes com os presentes, principalmente as pessoas com presentes dentro da temática Lord of the Rings...a Jo (outra Jo, não eu) com o seu Elfo Feldspar
a Lynda com o seu anel
e todos os animais da Floresta Encantada!
Chegou então a hora de ir para a rua, "brincar com o fogo-de-artifício"! Tínhamos uma caixa cheia de "velinhas", fogo-de-roda, "bombinhas" e "fogo-de-artifício" em miniatura!

Quase que parece verdade, não é?! Mas não, foi tudo em segurança! E era só uma daquelas velinhas que se pode comprar para o bolo de aniversário!
Agora sim, vem aí o fogo "mais a sério"!

E pronto...a noite terminou com 8 adultos a verem episódios do Pingo (Um Pinguim que dava na tv há cerca de 20 anos, mesmo aí em Portugal - era o do Nok-Nok-Nok) em DVD! O Natal é mesmo assim - liberta a crinça que há em nós e é mesmo quando quisermos que seja!
Jinhos,
J
PS - estas fotos já são com a minha máquina nova! A outra estava a começar a perder funções...e esta aguenta 100kg, -10ºC, 10m de profundidade e quedas de 1,5m! Ah, e também tira fotos!

5 comentários:

Marisa Batista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marisa Batista disse...

Bela festarola, sim sinhoras:)

Só fiquei baralhada com uma coisinha...qual é a vantagem de uma máquina aguentar com 100kg? Quem é que se lembraria de se sentar em cima dela?! lol

Beijinho grande... e até já!
Marisa

P.S. A outra mensagem tinha uma "gafe";)

MM disse...

fogo jo...fiquei cheia de fome depois de ver essas primeiras fotos...qd vamos jantar a tua casa? :D

mariaquerido disse...

Com tanta coisa boa, até apetece dar ums facadinha na dieta :)
Beijinhos

tinota disse...

Eh pá! O Natal cá em casa vai ser muito diferente...temos que experimentar tudo isso!!! E Natal a 26?? Parece o de Alfarim :)
beijocas e xxxxxcorações