segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Do fundo da caixinha, para ti!

Hoje, enquanto te escrevo, depois do jantar, chove intensamente. Chove na mesma medida em que fez calor no fim-de-semana, ou seja, muito. E aqui não são precisos 40ºC para eu dizer que "está calor"; digo isso assim que o mercúrio atinge os 25ºC (aqui a radiação é 40% mais intensa que na Europa!) e no Sábado os termómetros registaram temperaturas nunca antes sentidas por estas ilhas - 33ºC em Blenheim, o local de maior exposição solar na NZ (uma espécie de Amareleja!) e em que se encontram as vinhas que te mostrei do comboio. E, se no Sábado houve um recorde, Domingo não se ficou atrás e foi a vez de Christchurch - em menos de meia hora os termómetros desceram 10ºC!



Dadas as circuntâncias, parece que escolhi mesmo o fim-de-semana ideal para ir a Wellington; neste estaria literalmente assada! E é mesmo o "melhor de Wellington" que te quero mostrar hoje...bem, talvez não seja o verdadeiro melhor - não tive tempo para ver tudo - mas é o "meu" melhor.



A minha primeira reunião levou-me até Gretta's Point na Eden's Bay, o lado Oeste de Wellington. Além de ser um local magnífico pelo azul do mar, pelos iates na marina, pelas colinas semeadas de "casinhas", todas com enormes janelas de vidro sobre a baía, ainda se esmeraram nas esculturas ao longo da marginal - são todas de homenagem ao vento, já que aqui está sempre vento!


Este objecto estranhíssimo é um...Zefirómetro!Depois da reunião, e já que estava um dia tão agradável - quente mas não muito e com uma leve brisa marinha - resolvi caminhar pela marginal até ao centro da cidade, já que ainda tinha duas horas até à próxima reunião.
Além de praias, marinas e pontões

nesta marginal também se pode treinar o "melhor amigo"

E com uma paisagem destas...

...não admira que os pinguins queiram nascer aqui.

Por momentos achei que o sinal era brincadeira mas na praia estava um cartaz gigantesco que pedia que não se perturbassem os ninhos e ovos dos pinguins senão...e era uma multa séria!

E com um mar destes, também não me surpreende que aproveitem qualquer lugar para colocar um banco...


...pelo menos tem sempre sombra!


E como de pintar paredes percebem os Kiwis, aqui fica mais uma obra de arte de rua.

Nada do que vês tem relevo, excepto o candeeiro a meio! Belo trabalho, não?!

E do outro lado da estrada...

...uma praia de areia branca! Não resisti - tive que ir molhar os pés...e metade das calças...ooops!

Depois de ter os pés mais fresquinhos, continuei a minha caminhada ao longo de um mural que lembra a importância de salvaguardar a vida marinha, desde o mar profundo até à praia.






Aqui, se uma rua sobe, a seguir desce e, se vais descer uma rua prepara-te...a seguir vais ter que subir!

Depois da minha segunda reunião ainda consegui ver todo o TePapa - o museu de "tudo" da NZ.

Aqui pode ver-se de tudo: bichos (mas não verdadeiros), plantas (algumas verdadeiras na floresta exterior), bichos que brilham no escuro das grutas - glowing worms...

...réplicas de um bilhete enigmático que explica porque alguém se suicidou...

vacas de lata, a lembrar os males da produção em massa destes animais...

...e claro, muito da cultura Maori, como este templo (já tinha saudades de templos!).

A minha noite terminou num restaurante Maori - Kai in the City - onde me deliciei com um prato típico de borrego, porco selavgem e galinha acompanhado de batata doce cozida, vegetais salteados e um belo vinho tinto produzido pelos Maori. Tive sorte - o dono do restaurante estava lá nessa noite e, além de me aconselhar a comida e o vinho, e falar muito comigo, ainda cantou para nós e ensinou-nos uma canção Maori. Não, ainda não coloco aqui porque ainda não está desvendado o número de focas nas pedras de Kaikoura. Tens mais uns dias...

Beijinhos,

J


PS - amanhã haverá outro post acerca de uma festa que tivemos cá em casa ontem...

2 comentários:

I disse...

Não me importava de ser pinguim por uns dias :)... mas acho que prefiro voar :)!!! Vou tomar chá com a Rainha!!! Até daqui a uns dias!!! Milhões de beijinhos!!!!

Unknown disse...

Ola! Nao vou tomar chá com a Rainha mas tou a tomar o meu belo chazito eq continuo a passear ctg, sim q aqui n ta mto tempo p molhar os pezitos na água (só se estiver bem quentinha).
Mtos mtos beijitos continuo a adorar o passeio.