domingo, 3 de fevereiro de 2008

De volta...

Olá,

pois é, já estou de volta a Christchurch e à "vida real"...ou quase real visto que aqui é tudo "meio-sonho" por ser tão diferente. Mas neste "meio-sonho" também há lugar para trabalhar e descansar do "completo sonho" da passada semana. Mas, antes de "acordarmos" completamente, ainda há tempo para mais uma conversa...

No sábado deixei Invercargill, depois de um energético pequeno-almoço no Starbucks mais a Sul, em todo o mundo!, preparada para 8h de viagem pela longa e curvilínea SH1...é, de facto mesmo muuuuuuito longa: saí de Invercargill às 10h e entrei em casa às 20h. Sim, são mais que as 8h de que todos falam mas teve uma razão - uma longa paragem em Dunedin para ver as Borboletas na Floresta Tropical do Museu de Otago!

Provavelmente por estar cansada de 3h ao volante, enganei-me no museu e, em vez de entrar no Otago Museum entrei no Otago Settlers Museum...mas como na vida tudo tem uma razão de ser, visitei este também e, numa das salas, descobri porque me tinha enganado: Um dos primeiros navios que trouxe emigrantes Escoceses para Dunedin, o Otago, foi, anos mais tarde, vendido a uma companhia Portuguesa! Ora aí está a razão do engano - verificar que até no outro lado do mundo, está escrito o nome de Portugal na história!
E, ao que parece, estas "manias" que eles têm na política de emigração não são uma coisa recente...
...pelo menos agora não exigem números de pares de meias específicos, ficam-se pelos centímetros de cintura - estará a melhorar?!

Numa outra sala descobri uns livros de culinária, entre vários electrodomésticos, revistas femininas e vestidos dos dourados anos 50 e, mais uma vez, conseguiram surpreender-me! Então não é que os paraplégicos tinham receitas especiais nos anos 50?! É verdade, está na ca
pa do Truth Cookery Book, no rectângulo cinzento! E não, a foto que se segue não é de um objecto de tortura - é uma máquina de tosquiar inventada aqui na NZ...
...e poupou ao Sr. e respectivos familiares a aprticipação no contingente da II Guerra Mundial! Alguém tinha que ficar a fazer os cobertores e casacos...
Apesar de muito interessante, não era bem isto que eu queria mesmo ver em Dunedin no meu descanso e portanto, à segunda, lá entrei no museu certo. E...bem, acho que as fotos falam por elas...dezenas, centenas de borboletas de todas as cores!
E, enquanto umas comiam, outras voavam e outras descansavam...acontecia um milagre da Natureza numa flor perto dali...
E, será que consegues contar quantas borboletas estão na foto seguinte? É fácil e não são tantas como as focas do outro dia...
Depois deste "passeio pela floresta" foram mais 5h de estrada, com umas paragens para comprar cerejas (são gigantes e óptimas por aqui!) e os mantimentos para os próximos 15 dias.

Mas, no dia seguinte, estava já pronta para um novo passeio! Akaroa, a 86km de Christchurch...
E, não sei se já te fartaste de vida marinha, mas eu não! Não me canso disto nunca! De ver golfinhos...
...sim, está um golfinho a saltar na foto acima! Mas é um Hector Dolphin, os mais pequeninos do mundo e, por isso, é a coisinha cinzenta mais ou menos a meio da foto...pois, talvez na próxima se veja melhor...
...é que são mesmo muito pequeninos - nem um metro tinham estes pequenitos! Mas são tão giros!
A próxima foto é um "bocadinho nojenta" mas...entre todo o guano da rocha talvez consigas ver os Shags (sim, o nome também deixa muito a desejar mas estou a falar das aves e não de outras práticas...)...
E, será que consegues identificar o que está errado na próxima foto?!
Deixámos as calmas águas do porto de Akaroa e entrámos no agitado Pacífico (ou saímos,depende da perspectiva)...
...procurámos os "pequenos pinguim-azul" nas grutas vulcânicas mas não estavam lá...
...e na água, azul e pequeno, apenas medusas!
Mas, nas rochas, estavam as "últimas palmeiras do mundo" - mais a Sul já não existem!
E, a Sul das palmeiras, o mais alto penhasco de Canterbury que, dizem, tem a altura da Torre Eiffel - não me pareceu mas...que era alto, era!
E depois da curva, lá estavam elas! As focas! com bebés e tudo! (estão no lado esquerdo deitadinhos na rocha!)
Que bela forma de terminar uma semana de viagem, não achas?! Eu adorei - a paisagem, o caminho, a brisa, o calor...mas agora vamos "descansar" e preparar a próxima. Sobre isso mesmo, tenho aliás uma pergunta para te colocar - Skydive ou BungeeJump? Tens tempo, pensa bem...
Beijinhos,
J

3 comentários:

casulo disse...

skydiveeeeeee!!!!!

mariaquerido disse...

Que fotos lindas tens enviado! Estás realmente no "Paraíso".
Beijinhos muuuuuitos...

Unknown disse...

ola finalmente ca estou eu!! Adorei ver a tua clone em forma de borboleta...Lindissima Beijitos e ja agora Bungee Jump.