segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estranha forma de vida

Isto de se viver numa ilha tem que se lhe diga! O facto de espaço e recursos serem (ou parecerem) mais limitados que nos continentes (que se olharmos com atenção são ilhas, mas maiores) leva a que as espécies (incluindo a nossa) evolua, muitas vezes, noutro sentido. Sinto isto todos os dias - vou tentar explicar.

Sabes as coisas que "estavam na moda" há 10 anos?! Aqui ainda são "moda"...ou pelo menos parece...por exemplo, há anos que não via tantos punk, grunge e góticos na rua, que não via tanta gente de fato-de-treino no fim-de-semana e que não via tanta publicidade a cartões de crédito e banda larga e a tudo o que podes fazer com estas "novas" maravilhas. Da mesma forma, nunca pensei ver num país de cultura "ocidental" alcatifa no chão do ginásio, gente que toma banho em sítios públicos sem calçar chinelas, palhinhas à solta para qualquer um poder mexer e fogo de artifício à venda no super-mercado...estranho, não?! Mais estranho ainda, embora já me comece a habituar, é o facto de existirem, por todo o lado, centenas de teias de aranha, muitas vezes com a própria, e ninguém sequer pensar eliminá-las; são habitantes da casa tal como nós! Só abrem excepção para as venenosas...vá lá! Já me habituei - ignoro as teias, olho com atenção para a aranha e deixo-a onde está visto que não é venenosa; em caso de dúvida, sim, mato!

Já as previsões meteorológicas são tão más como em qualquer outra parte do mundo. Mesmo as do próprio dia tendem a falhar - mais um constrangimento de se viver numa ilha. Mas até é bom porque assim não se pode planear nada com muita antecedência; tem que se viver cada dia e, aqui, tem que se viver cada hora porque, de repente, podemos passar de uns excelentes 26ºC para uns nórdicos 10ºC. Foi exactamente o que aconteceu na passada semana - 4ª e 5ª esteve excepcionalmente quentinho para Primavera, 6ª acinzentou, sábado fez solito tímido e Domingo foi Verão! Até andei de camisola de alças na rua e consegui achar uma esplanada em que estive a trabalhar ao sol!

Tinha pensado ir ao topo dos Alpes do Sul mas, com a imprevisibilidade do tempo, acabei por não reservar o meu bilhete no comboio e...mudei de planos - sábado fui à praia! Fui até New Brighton. Não, não fui ao banho, nem sequer pensei nisso porque o Sol estava pouco quente e a água do Pacífico Sul deve ser muuuuito fria - se em Sidney era, aqui só de fatinho de mergulho! Mas, depois de 45 minutos de autocarro lá estava ela, com a sua areia negra...

...os Alpes do Sul como pano de fundo (dá para ver a neve nos cumes mais à esquerda)...

...e o famoso pontão!
É famoso porque é o segundo que aqui existe - quando o primeiro começou a ruir e a representar um verdadeiro perigo, o governo destruíu-o completamente e não tinha qualquer interesse em fazer um novo. Mas, essa grande potência que é "o povo de Brighton" tinha uma opinião contrária e não estava disposta e não ter um pontão; quotizaram-se, pediram dinheiro e tchanam! nos anos 70 nasceu um novo pontão, muito mais seguro e maior que o anterior. Ao longo do pontão existem placas com os nomes de todos os que contribuíram para a sua construção, existem bancos, se te cansares de andar, informação sobre o que não podes fazer e sobre os peixes que podes capturar e, imagina, sítios em que podes começar/continuar a trabalhar na tua prancha de surf! E isto porque esta é uma praia em que se pratica surf e se aprende a surfar...quem sabe, não me aventuro um destes dias...mas no sábado fiquei-me por um dos cafés, a beber um suminho e a ler.

"Cá em casa" há, também, coisas muito diferentes...quando primeiro cá cheguei, fui convidada a colocar no "nosso mundo de parede" bandeirinhas com o meu nome a sinalizar os locais do mundo onde já fui - é uma excelente idéia esta, de um mapa com os locais que as pessoas que conhecemos já visitaram, mas não me recordo de conhecer outro alguém que se tivesse lembrado disto...Eu sou uma das bandeirinhas laranja mas onde é mais fácil identificar-me é, claro está, procurando as nossas ilhas - o mapa está centrado no Pacífico portanto procura no lado esquerdo e não no local mais comum para o nosso cérebro automatizado - ou então a nossa maior ex-colónia! Nestes sítios sou mesmo a única bandeirinha! E na Europa ganho!

Desde Domingo temos um novo "brinquedo" cá em casa - um aquário! Nada de estranho nisto, pensas tu, mas...bem, não é um aquário de peixes, nem de tartarugas; é de insectos! Sim, muitos insectos são aquáticos quando são larvas, ou seja, antes de serem bonitos adultos com asas. Neste momento temos umas quantas libelinhas, que nunca dirias que são libelinhas, e umas carochas mas talvez logo à noite cheguem mais uns habitantes - alguém precisa limpar isto e os caracóis foram os escolhidos! Enfim...coisas de biólogas e...de uma estranha forma de vida.


Beijinhos com muitas saudades!
J
PS - Não sei em que estado regressarei a Portugal depois desta aventura mas há muito que deixei de tentar adivinhar o futuro e comecei a viver o Presente; e que nome lindo tem o que se vive agora, não achas?!








6 comentários:

Unknown disse...

alô alô! Ja tinha saudades tuas, falámos no outro dia mas um pouco à pressa!Por ca temos tb tido algum sol o q resulta no facto de ter tb ontem ter estado numa razoavel esplanda, com uma boa companhia a beber um cafezito e a por a conversa em dia!
Tb concordo ctg q esse vosso aquario é mesmo uma ideia de biólogas... Beijitos grandes :)

I disse...

Bichinho!!! As larvas de libelinha mordem!!!!!!!!!!!!!! falo por experiência própria!! não, ela não vai querer comer à tua mão!!! Ela vai querer comer-te a mão!!!!! Saudadinhas!!!!! :) beijocas!!!!!

I disse...

Estou desconfiada que vivemos em fusos horários levemente diferentes... não sei... parece-me :)... passei para te deixar montanhas de beijocas grandes!!!!!!!! :)

mariaquerido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mariaquerido disse...

Olá! Não! Não me esqueci de ti. Perdi-me nas teias da informárica e não conseguia fazer comentários, mas tenho seguido com muito interesse tua aventura no outro lado do mundo.
Beijinhos grandes

Marisa Batista disse...

Olá, olá!!!!

Acho mesmo, que presente maravilhoso estamos a ter através da tua caixinha;)! Acho que a seguir a este presente poderás escrever qualquer coisa como "Viagens à volta da minha Terra"!
Beijinho grande, também com muitas saudades!