domingo, 11 de novembro de 2007

Lord of the Rings

Olá,

há quanto tempo não te mostro umas fotos deste lugar magnífico mas magnificamente longe e em que os dias passam enquanto dormes?! Há muito, não é?! Mas vais ver que valeu a pena porque hoje vou mostrar-te um lugar mágico - um dos cenários do filme que tornou a NZ ainda mais famosa e fez com que deixasse de ser "um sítio muito verde, com muitas ovelhas e montanhas e quase deserto" para ser "o sítio muito verde, com muitas ovelhas e montanhas e quase deserto, onde se passa o Sr. dos Anéis".
Pois é, não resisti e, mesmo não sendo fã do Sr. Peter Jackson, do Sr. Tolkein ou de filmes de fantasia, embarquei ou, melhor dizendo, "enjipei", no Domingo, num tour que me levou a um dos locais em que foi filmada a Triologia do The Lord of the Rings - the Two Towers. E valeu cada cêntimo!

A viagem começou no centro de Christchurch, onde o Hammod (o nosso guia...e muito mais que um guia) me "apanhou" no seu 4x4 com capacidade para 12 turistas mas que, desta vez, levava apenas 7 - 3 jovens de Singapura, 1 jovem Alemão, 1 casal Americano e, euzinha, claro está.

O Hammond começou por falar sobre os edifícios da cidade, a população, os principais tipos de cultura e de produção e de como tudo se tem transformado, ultimamente, em quintas para produção de leite que consomem litros e litros de água para regar os pastos e kw e kw de electricidade para manter as vedações e os regadores do pasto...e a apreciação dos pontos negativos do país continuou estrada fora enquanto de um lado e de outro se sucediam as fazendas.

Fiquei a saber que a NZ está mesmo por baixo de um enorme buraco de Ozono, e por isso tem a maior taxa de cancro de pele do mundo! Ainda bem que não apetece ir à praia nem andar de manga curta...e, sendo assim, talvez me tenha convencido a comprar o chapéu com abas...

Também fiquei a saber que o kiwi (o fruto) não é deles! Usurparam-no à China! Desde sempre que se consumiu este fruto na NZ, vindo da China mas, uma alma iluminada, resolveu começar a produzi-lo em massa para exportar e..."ah, porque é que não lhe chamamos Kiwi para todos saberem que é da NZ?!" Resultou!

Foi mais de uma hora de caminho até à primeira paragem para um café, pela estrada fora, a ouvir o Hammond a contar-nos muito sobre a NZ. Mas a conversa ficou bem mais interessante quando ele disse o que fazia e quem era...é que o Hammond só faz estes passeios uma vez por semana, no máximo - o resto do tempo trabalha na indústria cinematográfica a gravar os sons dos filmes e a misturar som e imagem...e o seu primeiro grande trabalho foi, exactamente, o filme Sr. dos Anéis! Sim, fui guiada pelos cenários pelo vencedor de um óscar! De dois, porque ele também ganhou o do King Kong que também foi filmado na Nova Zelândia!

Assim sendo, além de acesso aos cenários, tivemos também acesso ao making-of, ao vivo, e a saber muitos detalhes dos 3 filmes! Foi muito bom mesmo! Eu fiquei com vontade de ver os 3 filmes de seguida! Mas com as imagens que se seguem, quem não ficaria?!

A primeira paragem foi num rio azul azul azul, como o céu, mesmo! É assim azul porque a água tem imensa sílica - não é truque da máquina fotográfica! E nas margens do rio dá para ver as várias camadas de sedimento e a história geológica desta zona - está perfeitinho!





Continuando pela estradinha, a paragem seguinte foi à beira de um lago em que não se pode fazer nada a não ser descansar! Nada de pescar, navegar ou nadar - só apreciar! E na margem do lago fica um espécie de estância, mas com casinhas de madeira e pequenas, em que apenas se podem fazer obras de conservação ou remodelação, e, por isso, há mais de 50 anos que existe o mesmo número de casinhas. É um local calminho e com um cenário magnífico - os Alpes do Sul!


O resto do caminho até ao vale em que construíram o reino de Edoras não tem muito que descrever; só tem que exclamar UAU! Ora vê...



e há sempre quem não perca a oportunidade de aparecer na foto...




Como tens vindo a reparar, de certeza, há um rio...


...e eu estou numa espécie de ilha, o Mt. Sunday...

...a brincar com uma réplica da espada usada por Eowin no filme... e a deixar que a bandeira esvoace ao sabor do vento que, por incrível que parecesse, até ao Hammond, estava fraquinho, fraquinho...













Assim sendo, tive que atravessar o rio, certo?! E sim, atravessámos, no nosso muito alto 4x4! Só para teres uma leve impressão da viagem saltitante aqui fica o filme "de lado"...oops!

Mas de todas as montanhas esta foi a minha preferida; chamei-lhe Mt. Cotton (não faço idéia do verdadeiro nome mas, para mim, é Monte Algodão)!


Foi chegada a hora de almoçar, brindar com uma taça de champanhe e regressar a Christchurch por um caminho diferente. E, finalmente, ao fim de 3 semanas nesta ilha, vi um Peixe!
Pois, era de plástico e estava num parque mas pelo menos vi! Menos mal!
Como o caminho é longo (cerca de 2 horas) e o almoço não foi muito pesado, depois de umas compras resolvi, finalmente, comer mexilhões! Há anos que não comia mexilhões da NZ...desde 1992, quando este foi considerado o ex-libris do pavilhão da NZ na expo de Sevilha! Fui ao Dux de Lux, o pub/bar/restaurante mais famoso de Christchurch e...

...apetitoso, não?! A cerveja não é cerveja - é cerveja de gengibre e sem álcool - uma especialidade da casa! Os mexilhões...eram muito bons mas os da Expo eram bem melhores - ou seria a companhia?!

E por hoje é tudo - já trabalhei, já te escrevi e mostrei o meu Domingo e...tenho ainda uma hora de ciclismo até casa! Há que aproveitar a vantagem de viver no campo e numa enorme planície!
Beijinhos com saudades
J
PS - o colar lá foi...mas tem um nó que não consegui tirar e agora não o consigo usar no pescoço...tarefa para uma destas noites!

3 comentários:

Carlos Zacarias disse...

Joana, o teu Blog é fantástico, mas mais importante ainda é a nossa amizade. Como Geógrafo, eu fiquei fascinado com as imagens de uma região do Globo que sonho conhecer um dia. Como amigos, estamos atentos ao teu trabalho e à determinação com que persegues o teu sonho, o que nos deixa orgulhosos de te ter como amiga. Tudo de bom para ti, continua na senda miúda. Mil beijos e abraços dos azeitonenses Ana, Carlos, Duarte e Henrique Zacarias

tinota disse...

Olá, ora até que enfim mais um passeiozito...o pessoal até sabe que foste para trabalhar, mas habituaste-nos a passear...e que passeios!!! E de facto o que faz um bom mexilhão é uma boa companhia...como na Expo92 :))
e talvez uma bejeca melhor...não?!
Bjinhos e xxxcorações apertadinhos

Unknown disse...

Ola Gira! Nunca vi o filme, e continuo a nao ser grande fã da trilogia, mas destas imagens e dos sitios passei a sê-lo... Fantástico é so o q tenho para dizer... Lindo mm!
Beijitos grandes :)