quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Com os meus pés nos teus

So...how are you today?!

Esta é a pergunta que mais tenho ouvido desde 3ª-feira. Aqui por estas bandas, tal como na Austrália, não perguntam "posso ajudar" ou "precisa de alguma coisa" nem dizem o tão Português "se faz favor"; nada disso - só querem saber se estamos bem! E convém responder qualquer coisa...mesmo quando não se entende muito bem o que estão a dizer...é que a pronúncia é completamente diferente da australiana, inglesa e americana...para pior. É como se falassem Português em vez de Brasileiro - fecham a boquinha e quase não movimentam os lábios o que resulta numas coisas engraçadas. Aqui dorme-se numa bid, trabalha-se numa disk, pode ficar-se prignant e fazemos algo Whin we want tu...temo vir a ficar com este sotaque porque já me sinto algo aficted -ontem já disse a alguém que tixt me se fosse necessário...

E lá em casa?! Lá em casa tudo bem. Nunca tinha vivido numa casa com alpendre e esta tem dois! Nunca tinha tido flatmates (que, pelo menos por enquanto, parece que se pronuncia da mesma maneira!) e agora tenho duas! São a Amy e a Michelle, ambas biólogas e na bela idade dos pós 27 e pré 30, tal como eu. A casa não é um luxo, nem um primor de arrumação mas, pelo que tenho visto por aqui, arrumação não é o nome do meio, ou mesmo da ponta, dos Neo-Zelandeses. É assim como o vestir, o andar...descontraído, creio ser a palavra mais indicada para descrever esta forma de vida. Mas é uma casa boa para viver e, pelo menos até hoje, estou a gostar - até vai haver uma festa de Halloween amanhã que serve também para celebrar a minha chegada! Mas agora dou-te a conhecer a minha casa, no 9, Yale Street.
E o trabalho?! Bem, esse ainda não começou - faltam os produtos que necessito e por isso tenho, basicamente, conhecido os meus colegas novos e as bancadas de trabalho e projectado o trabalho futuro...não tem sido mau e, ao contrário da situação de Lisboa, quase só tenho colegas homens - só eu e uma Eslovaca no laboratório de ecologia molecular e mais meia dúzia de ecologistas por aqui espalhadas dão algum glamour a um prédio de 7 andares com pelo menos um cromossoma Y por gabinete.
O campus é no meio de quintas com ovelhas, vacas, bois e cavalos, campos de cereais e "quase florestas" - uma paisagem encaixada entre umas montanhas muito verdes e os míticos Alpes do Sul, cenário do conhecido Sr. dos Anéis! Não sei se se vê bem nesta foto mas o que vês a branco, entre as árovores, não são nuvens!São picos de montanha carregadinhos de neve!
O edifício mais bonito de toda a Universidade é a Biblioteca; o resto são prédios e campos de rugby, cricket e football e residências de estudantes...
...mas da minha janela consigo ver os Alpes todos os dias e sei que VOU TER QUE LÁ IR!
Por hoje é tudo que ainda tenho que ler mais umas coisas e não tenho fotos para te mostrar. Mas amanhã, sábado, vou até ao centro e, como espero já ter net em casa, vou contar-te como foi, enquanto dormias.
Beijinhos,
J

PS - espero que consigas vir cá um dia porque sei que ías adorar ver isto ao vivo!

4 comentários:

tinota disse...

Ah!Ah! Finalmente encostamos os calcanhares :)) já sabes, se sentires uma coceguinha...sou eu!!
Tenho adorado andar contigo por esse mundo fora. Adorei Sidney, a escalada, a girafa!!
Já vi que podemos fazer churrascos no alpendre, i.e.,jantar fora de vez em quando :)
Continua que em casa já somos 4 sentadinhos a ler as crónicas de uma fantástica viagem :))
beijocas e xxxxcorações apertadinhos

Unknown disse...

alô! Já Chegamos viva...Tb gostei da casinha e da pontinha dos alpes, espero vê-los mais de perto, se não ao vivo, pelo menos através da caixinha...
Beijitos grandes!
P.S. Os tios mandam beijinhos e ainda nao se cansaram de viajar!

Tigga disse...

Grande viagem! Não nos admirámos nada sobre a desarrumação e descontracção dos Neozelandeses... De ter vivido com 2 durante uns tempos (T), é essa mesmo a minha descrição deles! Mas sempre super simpáticos.

Estamos aqui os 3 em casa a ler as tuas aventuras. Escreves a uma velocidade que quase não temos tempo para ler tudo.

Alpes do Sul... que inveja, nós nem os do Norte vemos há uns anos!

Bjs

TLF

I disse...

Bicho!!! Mostra mais, mostra mais! Estou a adorar!!! Sinto-me bem nessa casa! Parece o meu quarto !! :P. Saudadinhas, saudadinhas!!!!! Muitos, muitos beijitos!!!