segunda-feira, 17 de março de 2008

Um outro mergulho...

Ainda não tinha os pés bem assentes na terra, depois de 3 dias no mar numa viagem de sonho e de duas viagens de avião de volta à NZ, quando aceitei um novo desafio - Skydive!

Estava ainda na Austrália, a caminho do jantar de grupo do mergulho, quando a Joana (uma outra Joana) me ligou a revelar os planos para o fim-de-semana: Skydive e passear no Abel Tasman, o parque natural mais a norte na ilha do Sul. Nem pensei duas vezes; chegada a CHC às 0h00 de quinta-feira, aluguei um carro no aeroporto e na manhã seguinte segui para Kaikoura (onde fomos ver as baleias, lembras-te?!) para apanhar a Joana e seguimos para Picton (onde apanhámos o ferry para Wellington, lembras-te?!) onde nos juntámos à Jenna.
Depois de jantar rumámos para Nelson onde passámos a noite a tentar dormir; digo "tentar" porque o nosso companheiro de dormitório tinha um ressonar poderoso que não permitia longos sonhos com qualquer tipo de mergulho. Talvez mais cansada do que me tinha deitado, levantei-me e disse "Bem, 'bora lá saltar de um avião!"
Tudo aconteceu muito rapidamente, em cerca de 15 minutos: vestimos o fato e o colete, dissemos umas palavrinhas para a câmara (sim, tenho um filme!), entrámos no avião, fui "amarrada" ao meu instrutor (um Checo muito divertido),
coloquei o capacete e os óculos, a Joana saltou, os outros dois saltaram, fui pendurada do lado de fora do avião, dei um último sorriso para a câmara e...
....o primeiro pensamento foi "no que é que eu me vim meter!!!!" e quando nos atirámos disse uma ou outra palavra começada por F mas é SENSACIONAL!!!! As caras que vês são porque nunca me calei durante os 60s de queda-livre: é mesmo como se tivessemos asas; não se sente o estômago a enrolar como na montanha russa e, apesar dos 200km/h, não se sente a "queda"; só o vento e uma enorme sensação de liberdade que não consigo explicar - tens mesmo que experimentar! Entendo como há pessoas que fazem isto todos os dias!

A paisagem é extraordinária e quando o pára-quedas se abre é um verdadeiro sightseing-tour de apenas 5 minutos sobre campos verdes, águas azuis e areias brancas...
Acho que as nossas caras revelam o que se sente "nas alturas"!
Mas depois de tantos dias de actividades radicais e viagens nada melhor que uns dias de descanso...e para descansar nada melhor que um refúgio da Natureza, uns dias de paz e sossego, sem absolutamente nada para fazer excepto descansar e, finalmente, dormir uma boa noite de sono. E no Abel Tasman só se pode mesmo fazer isto! É um verdadeiro paraíso - extensas baías de areia dourada, água verde transparente e calma...enfim, tudo o que vem nos postais!
E...estas fotos não te fazem lembrar um outro local?! Bem...já te mostro mais para veres do que falo.
O nosso backpacker era mesmo "à porta" da zona norte do Abel Tasman em Marahau e, por acaso ou talvez não, o nosso lodge tinha um nome curioso (está escrito na plaquinha, a branco, do lado esquerdo da porta)...
Ainda fomos à praia nesta tarde mas as sandflies (umas moscas pretas, pequeninas mas que picam como as grandes!) não nos deixavam em paz e o corpo começava a pedir descanso absoluto...
Ainda fomos espreitar o "parque de esculturas de madeira" onde encontrei uma belíssima representação da lenda Maori da origem das 3 ilhas da NZ (aquela estória da canoa)...
...e a mais gloriosa das aves, na côr certa e tudo!
Depois de um jantar apetitoso, de tentar decifrar uma ou outra constelação deste hemisfério e de uma belíssima noite de sono, apanhámos um Aquataxi (o meio de locomoção mais comum por estas bandas) até Tonga - a ilha reserva marinha onde existe uma colónia de leões marinhos ou fur seals, como preferires chamar-lhes - de onde regressaríamos pelo nosso próprio pé, através de um caminho pelas montanhas junto ao mar.
O motorista do Aquataxi parecia ter uma cassete (ou um DVD, para ser mais moderno!) na garganta com o discurso decorado e a primeira paragem foi numa verdadeira ora de arte natural que imita a realidade - a Split Apple! A paisagem antes de Tonga e depois de Tonga é simplesmente deslumbrante - águas calmíssimas de um verde transparente, montanhas verdinhas, areia dourada...curiosamente, lembra, em cada km, um local muito perto de casa...
à excepção destas amigas e das suas crias que, pelo menos por enquanto, ainda não temos no Parque Marinho da Arrábida!
Eu não me canso de as ver e de as fotografar e desta vez até consegui um aceno para a câmara!
A partir daqui vou calar-me e deixar-te apreciar as "vistas" para as quais não tenho palavras e temo que as fotos não lhes façam a merecida justiça mas cá vai...
Percebes agora quando te digo que não tenho palavras?! E lembra o Portinho, não lembra?! A mim lembrou...mas pode ser porque tenho saudades de casa...da nossa água transparente, das nossas tremendas extensões de areia branca, das riscas dos toldos, dos peixinhos à beirinha.
Foram uns dias e tanto, estes últimos! Estou cansada mas cumpri mais dois sonhos - mergulhar na Grande Barreira de Coral e Skydiving na Nova Zelândia. Agora é altura de fazer uma pausa, viver outras coisas e, claro, trabalhar para poder cumprir outros sonhos que comandam a minha vida...não, ainda não tenho nenhum plano concreto mas, como já bem sabes, posso decidir qualquer coisa nas próximas horas para não perder o balanço!
Beijinhos
J

6 comentários:

Ana Valente disse...

Olá Joana,

Também quero!!!!!

As imagens são lindas, e mais uma vez, fazem-nos sonhar...

Beijocas,

Rita (Matilde)

mariaquerido disse...

Ver as tuas aventuras dos últimos dias é de ficar sem folego.
As fotos são lindas e até parece que o Portinho mudou para aí.
Continua...
Beijinhos

tinota disse...

Realmente, as tuas aventuras são DE GRITOS !!! De alegria...mas de medo também! Tubarões?!Skydive?!
Continuo intrigada com esse módulo que eu não me lembro de ter incluído no "pacote"...:):)
Mas podes continuar (em terra)porque é tudo liiindooo!!
Muitos beijões

Unknown disse...

Lindeza!
ja ha mto que nao te visitava e agora vejo q andas de viagem nao so no ar (de aviao) cmo tb pelos ares!! fico feliz por ti continua a trazer tds estas coisas giras para nos...adoro-te enxames de galaxias de beijitos.

Unknown disse...

Ola lindinha! Mais um beijito de boa Pascoa!!Com mtas amendoas enviadas especialmente daqui, com sabor a tortas de Azeitão...
Enxames de bjs p ti!!
Temos saudades.Beijitos tb dos tios...

Pedro disse...

Ai, ai! Aquele "peixe-pulmonado" parece mesmo um Periophthalmus (Gobiidae).

Bjinhos,
Pedro