terça-feira, 4 de março de 2008

Mudança de Morada...

Kia Ora!

Hoje decidi começar com a saudação nacional em Maori porque, como o Ciao dos Italianos e o Cheers dos Ingleses, serve para Olá, Até à Próxima, Até Breve e Adeus e, infelizmente, a nossa língua não tem nada semelhante. E hoje tenho que começar assim: "Olá" a ti e "Até já" Kiwis...sim, finalmente estou de partida para um verdadeiro Paraíso (espero!) neste planeta - The Great Barrier Reef, Australia!

Parto às 7h00 de quinta-feira de CHC para Sidney e de lá para The Cairns, e, depois de um dia de passeio na Floresta Tropical mudo-me, literalmente!, para "O" Recife de Coral durante 3 dias numa aventura de mergulhos sucessivos nas águas quentes de Down Under... bem, visto daqui é Up Above, bastante Up Above! E se soubesses o quanto isto explica tanta coisa...

Estou a meio do livro do Bill Bryson entitulado "Down Under" (bastante apropriado dadas as circunstâncias) e, no meio de páginas e páginas de riso desmedido em diversas viagens de autocarro a caminho da Universidade, encontrei finalmente a expressão que, embora se refira ao que este ilustre Americano sentiu quando aterrou na Austrália a primeira vez, se adequa perfeitamente a este país em que me encontro, perdido no Sul do Pacífico: "It was as if I had privately discovered life on another planet, or a paralell universe..."! Bem vistas as coisas, parece que não devo voltar a sentir-me "neste planeta" tão cedo dado que, em menos de 24h, me mudo para esse "outro planeta" do Bill Bryson... mas mal posso esperar para mudar de realidade: não ouvir falar de dairy farming como se fosse uma coisa boa converter um país inteiro numa enorme exploração de vacas e ovelhas, não ver programas sobre gente que coloca tudo o que considera lixo (de restos de comida a televisores estragados) em buracos no quintal num considerado país desenvolvido em pleno século XXI e não dizer "obrigada" ao motorista do autocarro porque cumpriu a sua obrigação de me deixar na paragem em que preciso sair só porque todos os outros o fazem; mas, e sobretudo, ver o mar da sua melhor perspectiva - mergulhando nele! Sim, eu sei que estou numa ilha e, por definição, tenho mar em todos os lados mas, a maior parte das vezes, parece que sou a única que sabe isso - o resto da população está concentrada em disfrutar das montanhas e dos parques.

No Worries, "Amigo não empata amigo" - eles ficam com as montanhas, eu vou fotografar todos os Nemos possíveis "No" Recife de Coral!

Beijinhos,
e hoje despeço-me com Saudades - essa palavra que é mesmo só nossa e que significa tanto!
J

1 comentário:

mariaquerido disse...

Tal como as tuas tartarugas lá andas tu com a "casa ás costas"... espero que nessas outras costas te delicies com belos mergulhos no paraíso encantado que é recife.
Beijinhos