sábado, 20 de outubro de 2007

Beach day

Hoje, enquanto dormias o teu soninho de descanso da semana de trabalho, fui às praias. Sim, às praias - fui a mais do que uma!
O dia acordou casmurro e com um ventinho geladinho - zás, tinha o dia de praia estragado! Ainda assim, e como já tinha o biquini e as sandálias, e não me apeteceu voltar atrás (claro!, pensas tu), fui na mesma mas preveni-me! Comprei um bilhete de Sidney+Bondi Beach explorer (um daqueles que permitem entrar e sair de autocarros especiais, e não especiais, quando se quer)- ía até à praia, parando pelo caminho se achasse bem, e, se o dia não começasse a sorrir voltava à cidade parando em todos os museus...
Apanhei o primeiro Bondi explorer, perto das 9h na paragem mais perto do hotel e lá fui. Pelo caminho o condutor e uma gravação vão explicando o que se vê à esquerda, à direita e em frente - estava de volta ao lado do mundo em que se pode falar com os condutores! A minha primeira saída foi em Watsons Bay, um pitoresco bairro, em tempos de pescadores, agora de gente de maiores posses. Eu não sabia, porque isto não vem no meu Lonely Planet, mas 10 Portugueses fugidos de um navio que os transportava "de castigo" para Sidney encontraram aqui refúgio e aqui se estabeleceram. Ora, como é hábito, a primeira coisa que fizeram foi...uma igreja em honra de Our Lady of the Seas!
Mas o que há de mais interessante e bonito neste lugar é The gap - um penhasco recortado pelo mar onde muitos escolhem terminar a vida...pena, porque é mesmo muito bonito, não achas?

Voltei a entrar no meu Bondi explorer azulinho e...foi então que o sol resolveu aparecer! Primeiro tímido, provocando aquela irritação do "põe óculos, tira óculos" mas quando o autocarro deixou 75% dos passageiros em Bondi Beach estava um lindo dia de Primavera. Foi então que a vi, a praia mais famosa do mundo!
Bondi (diz-se "bondai") é uma enorme baía de areia branca branca e água azul azul salpicada de preto pelos surfistas nos seus fatinhos, tal e qual como nos postais! Tem um enorme passeio marítimo, sítios para estacionar, cafés, bares e restaurantes e, claro está, Lifeguard surfers - sim, aqui os salva-vidas são surfistas e em vez da bóia vermelha debaixo do braço usam um prancha.

Eu também não sabia mas num dia de Verão, em que estavam 35000 pessoas nesta praia, muitas delas dentro de água, o mar tornou-se estranho de repente e uma onda gigante invadiu a praia levando consigo cerca de 10 000 pessoas. Os surfistas entraram na água e conseguir salvar 6000, naquele que foi o dia em que mais salvamentos se fizeram numa praia. Parece que afinal não é só apanhar ondas...

Existe aqui uma marca de roupa de praia chamada Between the flags e que é "dedicada" a estes salva-vidas. É que aqui na Autrália só se pode nadar "entre as bandeiras" - é aí que estás protegido pelos salva-vidas!
Depois de uma horinha ao sol em Bondi a ler o meu livro acerca de Darwin, achei que era hora de fazer a caminhada de 5km junto ao mar que me separava de uma outra praia famosa - Coogee Beach.

Deixei Bondi e fui andando, com o sol nas minhas costas e o horizonte à minha esquerda, tirando fotos a tudo o que podia para te mostrar. Acho que as fotos falam por mim...

Quem me dera um dia poder andar assim pela zona costeira do meu país, pelos parques e reservas naturais...não gostavas?!

O calor era intenso mas a imagem do cimo deste penhasco fazia adivinhar um caminho que valia a pena fazer; quando chegasse a Coogee, dali a 2h, deitava-me a descansar.

A primeira baía é Mackenzies Bay onde muitos dão as primeiras braçadas no surf. Embora pareça uma cópia de um anúncio da Rip Curl esta foto não poderia ser mais fiel!






Seguiu-se Tamarama Beach, um lugar em que se pode fazer praia e um piquenique sem ter que levar mesas, cadeiras e, claro está, sombras. As casinhas que vês no fundo da imagem são uma espécie de paragens de autocarro com mesas e bancos corridos onde podes comer, beber e, imagina, servir um banquete do casamento! Estava lá um, eu vi!
E este cartaz que informa sobre tudo? Temperaturas, marés, tempo e, mais uma vez, swimm between the flags!


E como mais vale prevenir...os Aussies parecem entender a mensagem e lá estão eles, pontinhos pretos na água, entre as bandeiras.

E vês as "coisinhas amarelas" no areal?! São as pranchas de salvamento utilizadas pelos salva-vidas que, pelo menos aqui por estas bandas, são tão rápidos como uma encomenda DHL!






E, como é costume, hoje apareceu-me mais um bicho esquisito na praia de Bronte! Nestas praias há que ter cuidado com as garrafas azuis...não fazia idéia do que era mas depois vias na beirinha da água - são medusas em forma de garrafa ('tá certo!) e azuis (ok!) com cerca de 20cm de comprimento e uns tentáculos tão azuis tão azuis que são roxos - deve mesmo ser mázinha com cores tão chamativas...desviei-me de todas as que estavam na areia!




E a partir daqui começa uma reserva natural...mas nesta pode-se andar, ver os animais nas rochas, pescar com linha; não se pode é apanhar nada nem caçar a garoupa azul - parece que por aqui tudo o que é importante, para o bem e para o mal, é azul!
E aqui está um exemplo do que poderia haver por mais lugares, para nos lembrar da beleza de encontrar um peixe debaixo de água! Existem imensas "esculturas" do género ao longo do caminho, sempre que há algo a lembrar a quem usa as praias...



E foi então que a meio do caminho o encontrei...o Pai Natal! Aqui, com as suas longas barbas e a olhar o mar...olhei melhor e vi um soldado, deitado a dormir de boca aberta! Consegues vê-lo? E mais figuras, vês?! Destas também há imensas pelo caminho...mostro-te mais quando nos juntarmos ao vivo, se as quiseres ver, claro!

Clovelly Bay! Mais uma praia, dirás tu...e é mas ainda assim é diferente das outras - não tem ondas nem surfistas mas tem famílias ao banho e de máscara de mergulho a ver o que quer que por ali ande...Apeteceu-me entrar por momentos mas a água é tão fria! Não é bem a da Arrábida mas...vá lá, Galapos! E parece que aqui não há as malditas garrafinhas azuis...



Aqui sim...tive mesmo muita vontade de saltar - havia muita gente de máscara e tubinho a ver tudo cá de cima mas também havia um grupo de mergulhadores e deu-me uma saudade do fundinho...chama-se Gordons Bay e, segundo o Lonely Planet, é um dos melhores locais para mergulhar em Sidney. Fica para a próxima, com água mais quentinha...Havia que seguir caminho, já lá íam duas horas e ainda não estava no destino final!
Mas lá estava ela, ao virar do próximo penhasco - Coogee Beach - uma prima pobre de Bondi Beach, é um facto, mas ainda assim com um areal apetecível! Parei uns minutos mas faltava-lhe a paz das praias da manhã...fui beber um Smoothie e voltei a entrar no autocarro azulinho em direcção ao centro da cidade.
As minhas pernas pediam-me que parasse uns minutos mas eu não lhes fiz a vontade - eram quase 16h e o famoso Rocks Market fechava às 17h. Fui lá em passo de exercício - subi uma rua, desci a outra e...bem, é um mercado de rua ao estilo britânico; antiguidades, jóias, frutas, sumos, artesanato, frutos secos, jogos para os miúdos...estava visto. Era tempo de voltar à paragem do Sidney explorer e desta vez apanhar o autocarro vermelho - o que faz a "voltinha" dentro da cidade.



A "voltinha" demorou mais de uma hora, com direito a atravessar a ponte que escalei na quinta-feira, e, para mim, terminou em Darlington Harbour. Vi durante o dia, no caminho e em vários outdoors, a publicidade a um fast-food chamado Oporto, que se gabava de ter um excelente molho picante ao estilo Português. Havia um num centro comercial de Darlington Harbour e, não resisti, fui lá experimentar o tal hamburger de galinha da boa e ao estilo da minha terra natal.
Sim! Estava muito bom e sabia de facto ao nosso molho picante! Foi uma agradável surpresa - depois dos horríveis pastéis de nata em Macau estava de pé atrás. Oporto é uma cadeia de restauração, tal como o Mac ou o KFC, criada por um emigrante Português que, como dizia na embalagem, "trouxe mais do que a sua pronúncia; Trouxe um molho especial de que não revelaria a receita" - fez ele bem!
E por hoje é tudo. Amanhã chega ao fim a primeira parte da volta. É o meu último dia em Sidney (desta vez, porque pretendo voltar!) e reservei-o para o Zoo, o Aquário e uma última visão de Sidney do topo de um dos pilares da ponte.
Não sei quando volto a poder publicar no blog mas volto a escrever-te amanhã, do aeroporto para te contar como foi.
Beijinhos,
J
PS - curiosamente, hoje não há disto...

6 comentários:

Unknown disse...

Ola gira nao foste ao banhom, aqui na nossa terra natal tava um calor q nao se podia!!
De qq modo, com as tuas fotos da vontade de dar um mergulhito, mas nessas praias pq as nossas estao um cadito estragadas!É uma pena...
Gostei de ir a praia ctg e ainda nao tou cansada...
Beijitos :)

Unknown disse...

Tia Candy!
ola Joanita!Vim hj espreitar a aventura ta tua vida!Estou a adorar e quero continuar a passear ctg!
Beijitos da tia Candy e do tio Batalha.

I disse...

Mas que belo dia de praia!!!! obrigada pela sugestão!!!! Fui tb e dei um valente mergulho numa água quase tropical :)!!!! Em pleno Outubro!!!! Adorei Sidney!!! Temos que lá voltar!!!! :) Muitos muitos beijinhos!!!! :)

joao n disse...

ñ consegui ver o pai natal...
:(
jinhos!

I disse...

Mi actualiza vai!! :)
Saudadinhas!!!! Beijinhos!!!!

Marisa Batista disse...

Bem... Eu vi o Pai Natal (que também me parecia um 'Velho do Mar'), mas o soldado... esse tinha sido chamado ao serviço um pouco antes de eu olhar...

Beijinho muito grande!

P.S. Fiquei mesmo um pouquinho triste por não me levares a mergulhar com as garrafinhas azuis;)